Como o uso de dados pode melhorar seu poder de gestão, aumentar a produtividade de sua equipe, reduzir falhas e alavancar seus resultados.
O gerenciamento de equipes é um conceito importante em qualquer área em que pessoas com diferentes habilidades e características trabalham juntas para atingir um objetivo comum.
Nos negócios, a eficiência na gestão de pessoas é fundamental para atingir as metas da empresa.
Sabemos que cada empresa é única e seu estilo de gestão também, mas a coleta de dados e informações cria condições e fontes de consulta para que cada dia mais as equipes alcancem os objetivos traçados. E o mais importante: ajudam a promover uma cultura de digitalização.
Não importa se uma empresa lida com produtos ou serviços, ela deve sempre focar em vendas, logicamente cuidando de seu comportamento no contexto de aquisição, retenção e fidelização de clientes. Saber gerir uma equipe de vendas é um dos passos mais importantes desta engrenagem.
Um bom líder precisa definir etapas e estratégias para que a equipe atinja as metas definidas, para isso alguns passos são indispensáveis:
É preciso organizar o processo de vendas. Afinal de contas, a venda não é feita toda de uma vez só, ela pode ser dividida em etapas, que são: prospecção, qualificação, primeira oferta, follow up, negociação, fechamento.
Padronizar cada etapa e definir a abordagem que a equipe deve seguir facilita a gestão e o controle da equipe de vendas.
Objetivos claros ajudam o vendedor a entender se está indo bem em seu trabalho, se precisa melhorar algo, aumentar o ritmo ou pode fazer as coisas com mais calma e atenção.
Além disso, tenha cuidado quando as metas forem definidas com base no volume de vendas, valor de vendas ou tipos de produtos. Tudo isso pode afetar o comportamento da equipe de negócios.
Com metas bem definidas, você consegue gerenciar sua equipe de vendas com dados de performance estabelecidos para cada posição ou cargo.
Ao acompanhar o progresso de um membro da equipe, você pode ver se um membro específico está falhando ou se o mercado em geral está "em baixa" e toda a equipe está lutando para vender porque pode ajustar as estratégias com base nos resultados.
Esse tipo de análise permite conhecer as características e competências mais marcantes de cada colaborador, o que ajuda a encontrar melhores formas de aprender a lidar com cada personalidade e entender como favorecer a comunicação geral e o trabalho em equipe.
Uma das estratégias mais importantes no desenvolvimento da liderança que você pode ter é estimular uma comunicação transparente e aberta com sua equipe. Este é o segredo de um bom líder.
As conquistas da equipe comercial começam com a troca entre o gestor e os subordinados. Inclui o posicionamento das metas, objetivos e estratégias utilizadas no processo de vendas da empresa.
Certifique-se de que sua equipe entenda totalmente o objetivo de cada campanha, como os métodos funcionam em cada etapa do processo de negócios e por que eles fazem o que fazem.
É impossível liderar uma equipe comercial eficiente sem o auxílio das ferramentas tecnológicas. Para otimizar as tarefas diárias existem aplicativos e sistemas integrados que possuem várias ferramentas fundamentais como:
A partir da inserção de informações diárias que alimentam a ferramenta utilizada, o acompanhamento de indicadores de qualidade (KPI) torna-se muito mais assertivo. É esse monitoramento que garante o futuro da empresa, com relatórios e indicadores muito mais confiáveis.
A equipe de vendas externa é responsável por vender os produtos e serviços da empresa, com o objetivo de alcançar bons resultados e aumentar os lucros e a visibilidade da companhia.
Nas vendas externas, a equipe trabalha “na rua" atendendo o cliente pessoalmente, por isso precisa mais do que ninguém de uma solução que otimize seu tempo, seus percursos e ofereça alternativas de movimentações eficientes.
Uma boa solução tecnológica, que oferece boa estratégia logística é essencial no bom desempenho do time.
A forma ideal de uma empresa depende principalmente do seu modelo de negócios e do tipo de produto ou serviço que ela vende.
Outro detalhe importante é o orçamento que a empresa deve investir e operacionalizar a estrutura de vendas. Atualmente as novas tecnologias facilitam muito a redução de trajetos e o bom atendimento à distância e para se conectar basta um aparelho celular.
Traduzido literalmente, Data Driven significa "orientado por dados". O termo refere-se a processos e decisões com base na coleta e análise de dados. Em outras palavras, é o uso inteligente da informação.
A cultura Data Driven pode ser implementada em qualquer companhia para melhorar suas estratégias, através da coleta, armazenamento e processamento dos dados “brutos” para se obter as informações relevantes que produzam conhecimento e inspirem novas ideias, a partir das análises.
A análise computacional (analytics) de grandes volumes de dados (Big Data) é usada em conjunto com tecnologias como machine learning e IA (inteligência artificial) para obter insights e resolver problemas.
No entanto, a tecnologia não funciona sozinha. É imperativo que o Data Driven seja uma cultura verdadeiramente aceita em todos os setores da empresa. O conceito deve ser fácil, transparente e simples, mostrando a todos os colaboradores/funcionários que o trabalho fica mais fácil e os resultados melhoram.
Estudo divulgado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) revelou que empresas com a cultura Data Driven tiveram um aumento de 6% na produtividade.
Com as informações corretas, é possível reconhecer tendências e diminuir a margem de erro na tomada de decisões. São inúmeras as vantagens de se ter um negócio orientado por dados, entre elas:
Segundo pesquisa realizada com mil empresas da lista da Fortune, publicada pela revista Harvard Business Review, cerca de 48,4% das organizações afirmaram que reduziram seus custos com a implementação da cultura Data Drive.
Os softwares Pathfind são perfeitos para coletar os dados necessários da sua empresa, para se adotar uma cultura Data Driven. Com eles as informações se transformam em relatórios eficientes que aumentam a produtividade e reduzem os custos.
Permite o acompanhamento em tempo real de toda a sua equipe externa.
Para Motoristas, por exemplo, os dados gerados através da Torre de Controle permitem uma visão ampla do cumprimento das atividades dentro do tempo previsto, medindo:
Além disso, oferece muita segurança, pois identifica e informa sobre área de circulação e locais autorizados ou permitidos.
Uma solução completa para otimizar sua equipe de vendas e trade marketing, em palavras simples, é um roteirizador de pessoas que mostra de forma simples os melhores trajetos para o cumprimento de todas as metas.
Este software é ideal para vendedores externos, representantes comerciais e promotores de vendas, pois com ele é possível entre outras coisas:
Uma ferramenta que simplifica e programa a rotina dos vendedores, otimiza o tempo de visitas, tornando a área de varredura mais completa e melhor dividida entre o time de vendas e dando ao gestor maior controle operacional com foco em resultados.
A Pathfind tem a tecnologia certa para que você digitalize sua empresa e tenha um gerenciamento de equipe mais eficiente. Fale com nossos especialistas e agende uma demonstração gratuita.
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