Em pouco mais de três séculos a produção industrial evoluiu rapidamente e abandonou as máquinas a vapor, gigantes e primitivas, para pequenos e inteligentes smartphones, onde da palma das nossas mãos podemos controlar corporações inteiras, em qualquer lugar do mundo.
As indústrias para se manterem no mercado precisam se adaptar constantemente aos novos requisitos e demandas dos consumidores de bens e serviços. Foi por essa necessidade que começou a primeira revolução industrial, na Inglaterra em meados do século XVIII.
Na segunda revolução industrial, no século XIX, com a mão de obra mais qualificada, a produção tornou- se em massa, o que multiplicou a capacidade produtiva.
A transformação digital veio no século passado com a terceira revolução industrial. O avanço tecnológico, o acesso mais amplo à internet, fez a eficiência e o cliente final se tornarem mais relevantes.
A Indústria 4.0 (quarta revolução industrial - século XXI) não é uma tendência, é nossa realidade. A proposta básica é conectar máquinas, sistemas e plantas em uma rede inteligente que gerencie de forma autônoma toda a cadeia produtiva.
A logística está no centro dessas mudanças:
O setor logístico para manter a qualidade do serviço precisou colocar em prática as inovações tecnológicas. A logística 4.0 chegou combinada com a tecnologia como a Internet das Coisas (IoT), impressoras 3D, Big Data, Analytics, realidade aumentada etc.
O verdadeiro objetivo dessa área é usar processos inovadores como poderosos aliados para o crescimento dos negócios. Isso não foi feito de forma muito eficiente no passado. Esta “indústria inteligente” aproveita os avanços tecnológicos do último século para melhorar processos, tecnologias e formas de trabalhar.
Ganhar market share e vantagem competitiva nesse novo mercado, exige investir em novos recursos técnicos e desenvolver processos e equipes com alto potencial analítico.
O uso de tecnologias inovadoras tem relação direta na gestão da cadeia de suprimentos. Desta forma, os dados podem ser analisados centralmente e a qualidade da prestação de serviços pode ser melhorada com mais flexibilidade e confiança.
Em geral, pode-se dizer que isso foi possível graças ao uso de várias soluções tecnológicas. As principais são:
O objetivo é tornar a logística cada vez mais rápida, conectada e inteligente.
O avanço da digitalização das indústrias tem impacto direto na economia. Estima-se que até 2030 o Brasil poderá obter lucros superiores a US$ 210 bilhões, com a implementação de ferramentas tecnológicas inteligentes, conforme apontou um estudo da Mckinsey.
A Confederação Nacional da Indústria realizou a Sondagem Especial Indústria 4.0 e constatou que a indústria brasileira está mais digitalizada. Em 2016 menos da metade (48%) faziam uso de uma ou mais tecnologia digital analisada, em 2021 o percentual subiu para 69%, um aumento considerável em poucos anos.
Fica claro que modernizar e digitalizar as cadeias de suprimentos é muito benéfico para as empresas.
Esses avanços tecnológicos beneficiam as operações e os resultados em todos os segmentos de mercado, e na logística não é diferente. Vejamos as principais vantagens:
Redução de Perdas: A perda de mercadorias é um dos maiores entraves da logística. Falhas e perdas afetam o aumento dos custos e “pesam” negativamente nos resultados. Se antes era comum manter grandes estoques e arriscar grandes prejuízos por datas de vencimento e dificuldades de armazenamento, agora é importante fazer uma gestão inteligente de estoques.
Precisão da análise de dados: Investir em tecnologia avançada de dados torna a logística mais eficiente. Os sistemas que usam machine learning têm grandes insights que automatizam os processos.
Redução de custos: Automatização e otimização da indústria resultam em uma grande redução de custos operacionais. Essa automatização contribui para uma diminuição considerável dos custos e erros em processos diversos, uma vez que elimina as falhas humanas.
Satisfação do cliente: Entregas mais ágeis atuando na redução de prazos, contribuem para que a satisfação do cliente seja alcançada e que eles se tornem promotores da organização. A empresa presta um serviço de excelência, aumentando a satisfação do cliente.
Faturamento Maior: É nítido que se a empresa implementa as tecnologias necessárias para logística 4.0, aliada a mão de obra qualificada, o faturamento será maior e sustentável. Mais eficiência, menos desperdício e erros, igual a lucro, uma equação simples.
Uma consequência da quarta revolução industrial é a logística 4.0, com ela é inegável a melhoria e a inovação que traz a todo setor. As empresas precisam estar preparadas para essa transformação digital.
Os três principais desafios na logística 4.0 são:
1- Cultura Organizacional
Este é um processo que leva certo tempo, pois não está atrelado unicamente a inserção de novas tecnologias. É preciso que os colaboradores aceitem e trabalhem bem com essas soluções inteligentes.
2- Entender como a tecnologia pode agregar valor ao negócio
A falta de cases e de benchmarking sobre aplicações reais de novas tecnologias limita o entendimento das múltiplas formas pelas quais elas podem gerar valor a cada empresa. Por outro lado, é comum adotar certa tecnologia sem entendimento real sobre seus resultados.
3- Mão de obra qualificada
A conectividade disponível por essas inovações e os altos volumes de dados demandam que os gestores estejam aptos para trabalharem com esse nível de informação, e atuarem na integração dos departamentos da empresa, com o objetivo de aproveitar melhor a análise dos dados gerados em cada área.
Tudo muda com a implementação da logística 4.0, desde a forma como os processos são elaborados até a maneira como são monitorados. Para entrar nessa nova era do setor logístico é preciso investir em tecnologias de ponta. Saber qual é a melhor ferramenta tecnológica para sua empresa é o primeiro passo.
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