A capacidade operacional das empresas precisa estar afinadíssima para suprir a alta demanda de grandes pedidos durante o feriado prolongado. É praticamente impossível se manter entre os grandes players sem estar com sua cadeia de suprimentos automatizada.
Todo mundo sabe que no carnaval há um aumento na demanda de produtos e serviços, como é o caso das bebidas, em especial cervejas e água. A consultoria Nielsen divulgou um estudo que identifica quais são as bebidas com maior potencial de consumo neste período: cerveja (92%), destilados (24%), vinhos (20%) e bebidas prontas (19%).
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), a indústria de bebidas e alimentos representa 10,6% do PIB e gera aproximadamente 1,72 milhão de postos de trabalho (diretos e indiretos).
Toda companhia necessita estar preparada para a entrega e recebimento de produtos e serviços dentro dos prazos determinados. Para que isso aconteça sem problemas é preciso que todos os setores envolvidos estejam alinhados entre si, e neste aspecto a logística automatizada é capaz de fazer tudo funcionar da maneira adequada.
Um bom desempenho logístico impacta na percepção que o cliente terá sobre a sua empresa e produto/serviço. Um planejamento bem-feito é fundamental para que isso aconteça, afinal no carnaval várias ruas são bloqueadas e rotas alternativas precisam ser criadas.
É importante o mapeamento da cadeia logística já com a atenção voltada para as metas estabelecidas. Por exemplo, se um dos objetivos traçados é melhorar a disponibilidade de cervejas no estoque, esse processo deve ser examinado com mais atenção no mapeamento.
Avaliar quantas garrafas/latas comprar e como armazená-las deve ser estudado diretamente com as informações de vendas, trocas e devoluções.
É preciso verificar dois pontos bem específicos: os produtos devem sair em embalagens apropriadas e ter sempre uma frota disponível, que realize rotas otimizadas em tempo e distância e com disponibilidade para realização da logística reversa (processo de devolução ou troca de produtos pelos clientes).
Ter uma base de dados de fácil acesso em que essas informações sejam disponibilizadas para os responsáveis, já facilita bastante esse planejamento estratégico.
É essencial que o setor logístico esteja alinhado com o comercial, para que não haja o famoso “passo maior que a perna”.
Existe um tempo ideal entre a produção e a distribuição de cada tipo de bebida. A cerveja, por exemplo, tem garantia de que a qualidade da bebida dure apenas seis meses, já as bebidas destiladas costumam ficar em boas condições por muito mais tempo porque o alto teor alcoólico impede o crescimento de bactérias.
Sucos e refrigerantes podem ser guardados em média 180 dias em lata e 60 dias em embalagens plásticas. O ideal para atacadistas e revendedores é que trabalhem com ponto de venda com prazo de validade de no mínimo 40 dias a partir do vencimento.
O processo de distribuição deve ser cuidadosamente monitorado em todas as etapas:
A visão que gestores têm sobre seu estoque faz toda a diferença para o potencial de otimização dos processos de logística interna. Nesse aspecto, a automação traz uma oportunidade para aprimoramentos no planejamento e no controle da produção.
Além disso, é preciso prestar atenção no armazenamento de cada bebida, considerando a vulnerabilidade de cada produto, exposição à luz ou poeira, e possíveis atritos entre eles. É importante pensar na otimização dos espaços, sempre respeitando a particularidade de cada embalagem.
O investimento em tecnologia para controlar o estoque é uma das áreas que mais traz retorno operacional para um negócio. A vantagem está principalmente no tempo e qualidade desses processos.
A força das tecnologias logísticas atuais reside na grande quantidade de dados com que trabalham, gerando informações mais rápidas e confiáveis ??que promovem uma tomada de decisão mais segura. Além disso, aumenta a agilidade de processos e entregas.
Os processos manuais são demorados, custam mais caro e geram mais erros. A automação funciona rapidamente e é capaz de identificar falhas que podem passar despercebidas. Os custos operacionais também são menores, porque menos erros significam custos reduzidos.
Serviços que antes eram prestados por humanos podem ser executados por softwares inteligentes, como o próprio WMS, que consegue encontrar produtos em estoque e diminuir os prazos de entrega.
Escolher a tecnologia certa também pode ser difícil e é exatamente neste ponto que a Pathfind ajuda as empresas, com soluções inteligentes que vão digitalizar e simplificar seus negócios.
Com mais de 10 anos de experiência em logística, a Pathfind atua em toda cadeia logística, independentemente do tamanho da companhia.
Usando Machine Learning e mais de 60 algoritmos, a inteligência do sistema roteirizador determina os melhores caminhos com base nas particularidades de cada cliente e pedido.
O software padrão web pode ser usado em qualquer computador com navegador, com um sistema adaptável a qualquer segmento. Além de fazer integração com meios de pagamento de frete, pedágio ou abastecimento.
Com base em captura de dados, mede outputs, custos, eficiência em produção e eficácia em vendas. É a primeira suíte logística 100% dinâmica do mercado.
Através dessa solução é possível analisar todos os KPI’s, medir o desempenho dos processos e enxergar de forma simples o que precisa ser corrigido ou eliminado para que as metas da empresa sejam alcançadas.
É o aplicativo de uso do motorista. Nele, o condutor receberá a rota pronta e pode adicionar observações, pausas ou sinalizar qualquer contratempo que ocorra durante o caminho.
Enquanto isso, a empresa pode acompanhar em tempo real todo o percurso na Torre de Controle para se assegurar de que o planejamento está sendo executado.
Ideal para representantes comerciais, promotores de vendas e vendedores externos. Uma solução completa para roteirizar sua equipe de vendas e trade marketing.
Com este software sua empresa terá a padronização dos processos, a otimização das vendas e recursos, menor risco operacional, mais eficiência na operação de ponta a ponta e a redução dos custos.
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