O Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, é inspirado na legislação europeia, denominada EURO. Ambos são normas para a redução gradativa das emissões de gases dos veículos de transporte leve e pesado.
O Proconve foi criado pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e pelo e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) em maio de 1986, a partir da resolução número 18, que em 1993 virou a Lei 8.723.
Como qualquer programa de grandes mudanças, isto não acontece da noite para o dia, são necessários anos e metas pré-estabelecidas para que a mudança completa seja efetiva.
Quando é publicada uma decisão do CONAMA que define a próxima fase do PROCONVE, os limites de emissão de gases tomam como parâmetro o nível da fase anterior.
Outro objetivo da resolução número 18/1986 é "criar condições para a avaliação dos resultados alcançados". A orientação é um componente essencial para apoiar a formulação, planejamento, modificação, direção, desenvolvimento e expansão de corpos normativos derivados.
O Brasil está na fase P8, onde a finalidade é que a produção de novos veículos pesados seja feita visando transportes menos poluentes e mais ecológicos. Do P7 para P8 o nível de exigência de redução de gases poluentes aumentou:
Outra mudança trazida pela fase P8 é que para obter a certificação (Conama e Certificação Veicular do Ibama) os fabricantes/montadoras devem testar seus veículos em condições reais, ou seja, nas funções que o caminhão vai cumprir plenamente.
Além disso, a legislação exige que os veículos continuem emitindo o mesmo nível de gás por 7 anos ou 700.000 quilômetros.
Por isso, a cada dois anos a montadora/fabricante deve selecionar um carro moderno com manutenção preventiva entre os clientes da marca e realizar uma série de testes. Os resultados são submetidos ao governo (CONAMA e Ibama) para aprovação ou rejeição do governo.
Os veículos com motores a diesel precisam combinar dois sistemas de redução de poluentes:
O impacto ambiental tornou-se uma questão de saúde pública, pois o ar poluído pode causar diversos problemas respiratórios. Optar por veículos mais limpos para a frota, confirma o compromisso da empresa com o meio ambiente e a sociedade.
Há também outras maneiras simples e práticas de ter uma logística sustentável e fortalecer o conceito da “Frota-Verde”, grupos de veículos com práticas adaptadas para interferir o mínimo possível no meio ambiente, sem poluir a natureza.
Um bom exemplo é a otimização de rotas, a implementação de trajetos menores ou de modais de transporte menos poluentes torna o fluxo de entregas mais rápido, o que impacta diretamente na eficiência e custo da operação e na redução de gases na atmosfera.
Utilizando de forma mais inteligente os recursos, a empresa (pequena ou grande) terá uma cadeia de suprimentos mais automatizada e ecológica.
Outra boa prática sustentável é a manutenção preventiva, que ajuda a economizar com a manutenção e o consumo de combustível, o que é benéfico ao meio ambiente e a saúde financeira da empresa.
A gestão sustentável da frota está se tornando uma tendência crescente no setor de logística em linha com a agenda ESG (Environmental, Social and Governance), que inclui critérios cada vez mais importantes para os investidores.
As organizações que concordam em seguir a agenda ESG devem adotar uma postura ética em relação aos fatores ESG. Isso envolve muitas estratégias e soluções internas para atingir esses objetivos.
Para que o transporte seja sustentável, a mudança deve ser coletiva. E muito mais: a tecnologia tem um papel importante nesse contexto, automatizando processos, coletando dados, economizando e minimizando desperdícios.
É neste ponto que a Pathfind entra e com soluções inteligentes que tornam sua logística ainda mais eficiente, sempre com o objetivo de facilitar a vida das empresas e gestores por meio de tecnologia de ponta.
Tornando-se uma solução extremamente sustentável a roteirização diminui a quantidade de veículos circulando, bem como o tamanho das rotas, resultando na diminuição de carbono emitido e beneficiando o meio ambiente.
Além disso, nosso roteirizador de entregas tem um software padrão web que pode ser usado em qualquer computador, com mais de 7 milhões de pontos geocodificados e mapa retroalimentado pela execução e compartilhado com todos os clientes.
A Pathfind é seu melhor caminho, converse com nossos consultores e conheça nossos produtos.
Este artigo foi útil? Cadastre-se na nossa Newsletter e receba conteúdos como este diretamente no seu e-mail.