O setor logístico precisa estar estruturado e atualizado com as melhores ferramentas tecnológicas para manter a empresa competitiva no mercado de transporte rodoviário de cargas. Ter os melhores softwares de controle são essenciais para esse objetivo.
Segundo pesquisa realizada pela consultoria Kantar (2021), em 21 países da América Latina, o setor de logística cresceu exponencialmente nos últimos dois anos (impulsionado pelas vendas on-line) em toda região.
O Brasil ficou em primeiro lugar como o país que mais cresceu nessa área, com um aumento real de 30%, mas o setor é complexo e cheio de variáveis, o que aumenta as vulnerabilidades de todas as empresas ligadas a esse segmento.
Os softwares de controle logístico se tornaram grandes aliados no gerenciamento de qualquer negócio, elevando a performance das operações com a automatização dos processos.
Em toda cadeia logística a automação e a tecnologia avançada se tornaram fundamentais para se alcançar a alta performance, ter serviços competitivos e lucrativos.
Sem o gerenciamento adequado e eficiente do setor, não só o tempo e a mão de obra, mas o dinheiro também é desperdiçado.
Os softwares chegaram para auxiliar em diversas frentes e obter excelência na gestão de vários processos, entre eles:
Com essas ferramentas, o sistema logístico é otimizado, podendo evitar atrasos e superar prazos estabelecidos. Isso agrega uma vantagem competitiva que melhora a imagem e performance da empresa, contribuindo para fidelização dos clientes.
O sistema de gerenciamento logístico é uma artéria central de qualquer organização desde a sua fundação, pois é quem ordena toda cadeia de suprimentos, otimizando a programação e o controle de fluxo da produção, de cada um dos setores envolvidos.
A automatização é imprescindível para melhorar os resultados, monitorar todas as operações com mais eficiência, reduzir gastos e controlar o orçamento com um planejamento bem executado.
Há uma gama de softwares disponíveis e escolher quais se adéquam ao seu negócio é o primeiro passo. Investir em tecnologia é a única saída para permanecer competitivo em um mercado como o brasileiro.
O Enterprise Resource Planning é usado para integrar departamentos, excluindo os processos manuais e minimizando os erros. Ele armazena e centraliza os dados da organização, facilitando a troca de informações entre as áreas.
Pode ser implementado em módulos, sendo assim é possível integrar outros programas, atendendo as demandas e concentrando toda a gestão em uma só ferramenta.
Por exemplo: um intercâmbio de dados entre o estoque de peças, a gestão de manutenções e o departamento financeiro ocorre de forma prática, ágil, garantindo decisões mais assertivas e eficientes.
A empresa não precisa mais ter um software para cada setor, o ERP concentra todo o processo de maneira inteligente, ordenada e superacessível.
O Transportation Management System é o sistema de gestão de transportes. Auxilia todo o processo e o fluxo de entrega das cargas, além de fazer o controle dos custos e outros detalhes. Pode ser integrado ao ERP.
Com a implementação deste software, as empresas, além de aprimorarem a comunicação, aumentam seu conhecimento sobre os procedimentos detalhados que envolvem o transporte rodoviário de cargas e o controle e custo de cada etapa da operação.
Entre tantas vantagens do sistema, pode-se destacar:
O Warehouse Management System é um sistema de gerenciamento de armazém, que auxilia no dia a dia do controle do estoque, colaborando com o processo pré-transporte. Assim como o TMS, também pode ser integrado ao ERP.
Essa ferramenta gerencia as etapas que vão desde o pedido até o recebimento de insumos e o envio da encomenda para os clientes. É com esse software que se monitora a organização física do espaço, a necessidade de reposição e o inventário.
Com esse sistema as informações são sincronizadas e isso permite que os dados sobre o fluxo de estoques e a ocupação dos espaços e prateleiras sejam usados de forma mais inteligente. Com a automatização dos inventários se reduz consideravelmente as margens de erros e espaços ociosos.
Além disso, faz controle e verificação de entrada e saída de produtos, otimização do picking, endereçamento de encomendas, recebimento e averiguação de cargas, emissão de documentos referentes ao setor, entre outros.
Na etapa de distribuição, após a efetivação de uma venda, o software indica o CD mais próximo para a retirada da mercadoria (diminuindo os gastos com frete) e, após a entrega, envia uma mensagem de confirmação de que a encomenda chegou ao destinatário final.
Roteirização em logística é o processo de escolha de percursos mais estratégicos no transporte de cargas e locomoção de equipe externa, considerando o caminho mais apropriado a ser feito no menor tempo possível.
As informações sobre a frota serão inseridas no sistema como: quantidade de veículos e capacidade de cada um, assim como os dados sobre as entregas.
Com a localização precisa, uma rota é criada, visando uma maior eficiência, tanto de otimização do caminho e sequência de entregas, como do melhor aproveitamento da capacidade do veículo.
Empresas que executam esse processo manualmente não são capazes de implementar mudanças de percurso em tempo real, perdendo assim o potencial de escalabilidade, gerando um gasto maior de tempo e aumentando seus custos.
Os softwares de roteirização trazem ótimas soluções para toda a parte logística e, também proporcionam incríveis ganhos ao negócio.
Entre inúmeros motivos para implantar essa tecnologia pode-se ressaltar: diminuição nos custos de transporte, prazos de entrega mais competitivos, redução da ociosidade da frota, diminuição de despesas com manutenção, aumento na satisfação do cliente e um aumento real na rentabilidade da empresa.
O sistema poderá seguir instruções objetivas evitando percursos e regiões historicamente perigosas, buscando os menores riscos de assalto e roubo de mercadorias. O que se torna um ponto muito importante diante do aumento do roubo de cargas no país.
A NTC & Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) apontou que os roubos de cargas cresceram em 1,7% no ano passado. O número de registros saltou de 14.150 (2020) para 14.400 (2021).
É uma base que reúne todos os dados necessários ao monitoramento das operações. Funciona como um hub centralizado que usa informações em tempo real dos diversos sistemas da empresa e os integra de ponta a ponta.
Para que o controle seja eficiente e os gestores logísticos tenham uma visão de todos os pormenores da operação, é fundamental que indicadores de monitoramento sejam implementados para que os resultados possam ser alcançados.
Através dessa ferramenta pode-se observar os KPI’s, que medem o desempenho dos processos e mostram o que precisa ser corrigido ou eliminado para que as metas da empresa sejam alcançadas.
A empresa pode mapear o funcionamento de toda sua operação (quais cargas estão em movimento, qual a porcentagem e otimização a cada entrega feita, desempenho de motoristas, veículos ociosos etc.) e terá dados suficientes para gerar relatórios de performance e custo de todos os seus processos.
Como observado neste artigo, quando o assunto é a escolha da melhor opção de sistemas de gerenciamento logístico são muitas as ferramentas disponíveis no mercado. Para começar a planejar sua estratégia de integração logística com o objetivo de maximizar o desempenho da sua cadeia produtiva, converse com um dos consultores Pathfind.
Utilizando Machine Learning e mais de 60 algoritmos, a Pathfind se tornou referência no mercado, oferecendo soluções para a área de vendas e otimização da operação logística.
Ao usar o Otimizador de Rotas e Torre de Controle, é possível gerar até 30% de economia em custos logísticos. Além disso, com a roteirização e monitoramento automatizado, o tempo e tarefa do time é melhor aproveitado.
O software de controle logístico da Pathfind pode ser integrado com outros softwares, como WMS, TMS e ERP. Assim, a operação logística passa a ser ainda mais completa e eficaz.
Este artigo foi útil? Cadastre-se na nossa Newsletter e receba conteúdos como este diretamente no seu e-mail.