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Tendências logísticas para 2023: tecnologia e transporte de cargas

O setor vem investindo cada vez mais em tecnologia e automação para simplificar suas operações, garantir decisões inteligentes e dar conta de uma demanda crescente.

 

Índice

 

  1. Introdução.
  2. Tendências logísticas no Brasil.
  3. As 10 principais tendências logísticas do ano.
  4. As soluções Pathfind como tendência logística.

 

Tendências logísticas no Brasil

No Brasil, espera-se que o setor de logística rodoviária de cargas tenha um crescimento significativo neste ano e na próxima década, segundo estudos. Isso se deve a uma série de fatores, incluindo automação da gestão logística, inteligência artificial e crescente demanda por produtos de mercados emergentes.

 

Isso ocorre por esses mercados serem tipicamente mais dependentes de importações do que as economias desenvolvidas, o que significa que há uma maior necessidade de entrega de mercadorias através das fronteiras de forma rápida e confiável.

 

Tendências logísticas no Brasil

 

Dados do PIB divulgados pelo IBGE mostraram que o setor cresceu 2,1% no primeiro trimestre de 2022 em relação ao ano anterior. Tal atividade se deve à interação de fatores, e acima de tudo é possível destacar a retomada das operações com o fim da pandemia (Covid-19) e a melhor situação das cadeias logísticas internacionais. Em relação ao primeiro trimestre de 2021, o aumento da atividade foi de 9,4%.

 

As perspectivas para o setor nos próximos anos passam obrigatoriamente pela automação, se a empresa quiser se manter competitiva no mercado.

 

As organizações precisam estar atualizadas, adaptadas a novas tecnologias e prontas para o futuro. Isso inclui tudo, desde rastreamento de estoque, processamento de pedidos até otimização de frotas e pessoas para assegurar novas alternativas de movimentação, que atendam às necessidades dos seus clientes e principalmente, melhorarem seus resultados.

 

As 10 principais tendências logísticas do ano

 

A tecnologia está cada vez mais presente nas rotinas logísticas, apostando na inteligência artificial como aliada prática, além da análise de informações e dados.

 

Isso já é uma realidade em diversos processos, e essa tendência não só continuará em 2023, mas também nos anos seguintes, atualizando e aprimorando constantemente toda a cadeia.

 

“A tecnologia está às portas e a digitalização se tornou um pré-requisito básico. Sistemas de automação e softwares de gestão são ferramentas essenciais para que qualquer empresa possa se adequar à nova realidade”, comenta Antônio Wrobleski, sócio da Pathfind e que atua no mercado há mais de 35 anos no setor logístico nacional e internacional.

 

Automação logística

 

Todos os processos que podem ser automatizados são uma grande tendência no mercado de logística e transporte.

 

A automatização do gerenciamento logístico tem como objetivo auxiliar as empresas a aumentar a eficiência, melhorar a velocidade de entrega, ajudar a reduzir custos, otimizar tempo e espaço, reduzir erros e aumentar a satisfação de clientes. Além da padronização, previsão mais precisa e fácil adaptação às oscilações da demanda.

 

“Antigamente se embarcava a tecnologia no caminhão, agora, entra com ela dentro do caminhão, em um aplicativo próprio, no celular.” Sintetiza em poucas palavras Antônio Wrobleski, executivo que já passou pelo comando de grandes players do mercado como Ryder, Hertz e DHL.

 

As tendências logísticas exigem profissionais mais qualificados

 

Com diferentes sistemas, processos, automação e tecnologia, os profissionais devem estar ainda mais preparados para utilizar esses recursos ao máximo.

 

Quanto maior for seu domínio sobre todas as ferramentas e sua noção de todos os benefícios, maior será seu entendimento sobre boas práticas de gestão e organização dos times, que farão seu negócio fluir.

 

Treinar e capacitar profissionais é uma maneira de investir no seu negócio.

 

Análise e inteligência de dados

 

Para alcançar melhorias efetivas, primeiro é necessário entender quais partes da operação atual requerem mais atenção, otimizando assim investimentos e tempo.

 

Portanto, é importante usar a cadeia de fornecimento de dados de forma inteligente, conectando e integrando esses dados a uma plataforma que seja capaz de gerar uma análise preditiva eficaz. Isso ajudará a entender melhor o comportamento dos clientes, as tendências de mercado e como melhorar seus resultados no curto prazo.

 

Logística Inteligente

 

Seja por meio de um sensor, uma máquina conectada a um sistema em nuvem, ou um celular enviando informações para um servidor, a IoT tem um poder transformador porque podemos conectar “tudo” à internet. Pode ser uma fonte de dados ou automação para tarefas manuais.

 

Esse desenvolvimento tecnológico cresceu como tendência no setor logístico e ganhou o apelido de “Logística Inteligente” porque permite o acompanhamento em tempo real dos processos e facilita o gerenciamento das etapas logísticas e simplifica a detecção das mercadorias durante o transporte.

 

Rastreamento do transporte

 

Informações precisas sobre a localização de veículos trazem segurança para motoristas e cargas, além de proporcionar uma economia considerável no acionamento das franquias de seguro.

 

De uma forma muito simples é possível aumentar a produtividade, reduzir multas, custos com manutenção, gerenciar a jornada de trabalho de motoristas e ajudantes e tornar os processos muito mais eficientes.

 

Sustentabilidade: a maior das tendências logísticas

 

Logística verde

 

O comportamento dos consumidores e das empresas está mudando, portanto, há uma demanda da população para consumir produtos e serviços de empresas que cuidam do meio ambiente, da sociedade e da sustentabilidade em seus processos.

 

Na logística não é diferente, desde a escolha de veículos menos poluentes até as ações da empresa para compensar os danos ambientais. Essa é uma tendência muito forte no mercado de logística e transporte mundial.

 

Ao investir em softwares que automatizam a roteirização, as empresas podem reduzir os quilômetros percorridos e otimizar o uso dos veículos, fazer mais entregas com menos recursos e, assim, reduzir as emissões de CO2. Desta forma as empresas podem reduzir seus custos e aumentar a lucratividade de suas operações, proporcionando uma boa experiência de entrega.

 

Smart Contracts: contratos inteligentes

 

Um dos processos baseados na tecnologia blockchain são os chamados contratos inteligentes: contratos autoexecutáveis (baseados em regras preestabelecidas) que não requerem mediação de terceiros. Em outras palavras, transações e acordos só podem ser feitos entre as partes envolvidas.

 

Com um contrato inteligente, é possível vincular o pagamento de um procedimento ao preço entregue ao consumidor final. Assim que cada etapa do contrato é concluída, o valor é enviado automaticamente ao contratante sem intervenção manual.

 

Entrega no mesmo dia

 

A entrega no mesmo dia é a mais recente solicitação dos consumidores do e-commerce e receber seus produtos cada vez mais rápido é uma exigência que não dá espaço para falhas.

 

Para as companhias, a vantagem fica na possibilidade de fidelizar os clientes, que aumentam ano a ano suas expectativas e dão preferência às empresas que trabalham com entrega expressa e cumprem seus prazos.

 

Compras online

 

Mesmo com o fim da pandemia, as compras online permanecerão em alta.

 

No ano passado, o Brasil liderou o ranking de crescimento das vendas online, com 22,2%, segundo um estudo da CupomValido. A estimativa para os próximos anos aponta um crescimento brasileiro quase duas vezes maior que a média mundial (11,35%).

 

“O e-commerce veio para ficar e continuará crescendo no mínimo dois dígitos, nos próximos anos. A lojas físicas continuarão atendendo os consumidores que não abrem mão do contato físico, e servirão como um ponto de retirada de mercadorias, o que é uma excelente solução para atrair consumidores de perfil omnichannel”, explica Antônio Wrobleski.

 

Uma solução que também veio para ficar já que mais de 75% das pessoas que realizam compras no e-commerce acreditam já estar adaptadas aos modelos de compra online, conforme um relatório da Intelipost.

 

Economia Colaborativa

 

A logística também está a caminho de uma trajetória baseada na economia compartilhada, ou seja, reduzir custos terceirizando processos, seja por meio de equipamentos autônomos, seja alugando armazéns e locais de parceiros logísticos.

 

Pathfind está sempre por dentro das tendências logísticas

 

A combinação desses fatores também leva ao principal objetivo de qualquer empresa: simplificar as operações tanto internamente quanto para o cliente final.

 

Exatamente neste objetivo é que a Pathfind inova e tem as melhores ferramentas tecnológicas para o seu negócio:

 

Torre de Controle

 

Solução ideal para gerenciar o mais alto nível de logística. Oferece, entre outras coisas, aplicativo especial para motoristas com interface amigável, digitaliza e automatiza processos relacionados ao transporte e faz análise preditiva.

 

Roteirizador

 

O Roteirizador pode obter as melhores rotas definidas por inteligência artificial com base nas características especiais de cada pedido e/ou cliente. Além disso, pode:

 

  • Maximizar a taxa de utilização de cada veículo;
  • Conta com mais de 7 milhões de pontos geocodificados;
  • Minimiza o uso da frota;
  • Otimiza custos;

 

Planner

 

Ferramenta ideal para representantes comerciais, promotores de vendas e vendedores externos. Com a otimização do processo de vendas e trade marketing, é possível um maior controle operacional e de resultados, o que proporciona eficiência na operação de ponta a ponta.

 

Entre em contato com um de nossos consultores e conheça melhor todas as soluções Pathfind.

 

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